katy_perry_personal_branding

Katy, you’re a firework!

Levada por duas músicas que adoro e a companhia mais divertida do mundo, fui pela primeira vez ao show da Katy Perry, sem saber o que me aguardava. Que surpresa! E que aula de coerência de marca pessoal. Katy Perry transmite de forma completa seu principal atributo de marca, seja nas suas músicas, em seus vídeos, cenário, figurino e energia pessoal.

 

O que é um atributo de marca?

Os atributos de marca são as características – racionais ou emocionais – que identificam a personalidade da marca pessoal. É o conjunto de qualidades de uma pessoa que sobressaem entre as demais e pelas quais ela é conhecida e reconhecida. São as primeiras palavras que vêm a nossa cabeça quando escutamos o nome de alguém.

 

Alegria: estado de viva satisfação, contentamento, festa, divertimento

 

O principal atributo da Katy Perry é alegria. Essa alegria transborda em seus vídeos super divertidos, de coloridos intensos e nas letras de suas músicas. Sentimos esse contentamento nas coreografias, no seu rebolado com a Gretchen e em brincadeiras como o seu “Left Shark“. Tudo é alto astral, tudo é festa, tudo são fogos de artifício. Não é à toa que o show estava lotado de crianças, loucas para vê-la.

Um atributo de marca não precisa ser explicado. Ele é sentido e vivido e é justamente na experiência que temos com alguém que ele se manifesta. Uma marca pessoal não pode ser criada. Ela é fruto das sensações e impressões que deixamos no outro. Nossa marca somente existe quando experimentada.

Por que devo conhecer meus atributos?

Saber a forma que você impacta as outras pessoas é uma ferramenta muito importante para você descobrir seus principais trunfos. São estes trunfos que compõem o seu diferencial e são o ponto de partida para você trabalhar seu posicionamento. No entanto, as maioria das pessoas não faz esta investigação, muitas vezes por medo de receber feedback.

Conhecer seus atributos é o início do processo da gestão da marca pessoal. Somente a partir deles que você poderá traçar suas estratégias e trabalhar sua comunicação de forma coerente, assim como a Katy Perry. É fundamental que a experiência que as pessoas tenham de você seja a mesma cada vez que interagem com você, tanto nas relações face a face quanto no mundo online. É isso que cria consistência.

Como posso descobrir meus principais atributos?

A resposta é simples: perguntando. Esta resposta pertence, em grande parte, às pessoas que convivem conosco. São elas que podem nos revelar as sensações e impressões que deixamos. Mas, para quem e o que perguntar?

Escolha pessoas de seu relacionamento e confiança, que representem diferentes áreas do seu relacionamento: família, amigos, pessoas que trabalham ou trabalharam com você, professores, mentores, etc. Tenha, no mínimo, 10 pessoas respondendo. Diga a elas que você está fazendo uma pesquisa para descobrir de que forma é percebido e envie perguntas como:

  • Quais são meus pontos fortes?
  • Se você pudesse me definir em uma palavra, qual seria?
  • Qual é uma das minhas habilidades mais fortes que você acredita que eu deveria utilizar com mais freqüência?
  • Das coisas que não faço, o que eu deveria começar a fazer?

Somado a isto, vale a pena fazer uma retrospectiva da sua vida e encontrar aqueles momentos-chave, momentos de mudança ou que exigiram de você usar suas principais forças. Você consegue reconhecê-las? Existem características suas que foram fundamentais em diferentes momentos da sua vida?

Este é um bom ponto de partida para você entender quais são seus principais trunfos.

Você tem clareza sobre seus atributos?

 

 

Foto: slgckgc

(foto do Flickr com licença Creative Commons BY-2.0)

Quem leu este artigo também se interessou por estes

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer entrar na discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *